Hanukkah ( Chanucá ) é o "festival das luzes" judaico de oito dias, no inverno, celebrado com o acendimento noturno de uma menorá , orações especiais e alimentos fritos.
Chanucá é o "festivel das luzes" judaico de oito dia, celebrado no inverno com o acendimento da menorá todas as npotes, orações especiais e frituras.
é o "festival das luzes" judaico de oito dias, no inverno, celebrado com o acendimento noturno de uma menorá , orações especiais e alimentos fritos.
A palavra hebraica Chanucá significa "dedicação" e recebe esse nome porque celebra a reinauguração do Templo Sagrado (como você lerá abaixo). Também escrita como Hanukkah (ou variações dessa grafia), a palavra hebraica é pronunciada com um som gutural, "kh", kha-nu-kah, e não tcha-new-kah.
No século II a.C., a Terra Santa era governada pelos selêucidas (gregos-sírios), que tentaram forçar o povo de Israel a aceitar a cultura e as crenças gregas em detrimento da observância das mitzvás e da crença em D'us . Contra todas as probabilidades, um pequeno grupo de judeus fiéis, porém mal armados, liderados por Judá , o Macabeu , derrotou um dos exércitos mais poderosos da Terra, expulsou os gregos da terra, recuperou o Templo Sagrado em Jerusalém e o rededicou ao serviço de D'us .
Quando tentaram acender a Menorá do Templo (o candelabro de sete braços), encontraram apenas uma única botija de azeite que havia escapado da contaminação pelos gregos. Milagrosamente, acenderam a menorá e o suprimento diário de azeite durou oito dias, até que novo azeite pudesse ser preparado em condições de pureza ritual.
Para comemorar e divulgar esses milagres, os sábios instituíram o festival de Chanucá.
O Chanucá começa na véspera de 25 de Kislev e dura oito dias. No calendário civil, geralmente coincide com o mês de dezembro. O Chanucá de 2025 acontece de 14 a 22 de dezembro.
Fonte:chabad.org


